[RESENHA] Dois Garotos se Beijando - Daivd Levithan

Apr 8, 2015

Olá mundão, como vocês estão?

A primeira resenha do blog tem que ser especial, então nada melhor do que começar com um dos meus autores favoritos, titio David! <3

Livro de hoje: Dois Garotos se Beijando. 



Dois Garotos se Beijando é um livro baseado em fatos reais e que é narrado de um jeito muito especial. Os narradores são homens de uma geração que morreu de AIDS. E ai que está o primeiro ponto positivo do livro. A narração é feita como se fosse um grupo, a voz de um todo, e é exatamente assim que você "escuta" essa voz.
Esse tipo de narração encaixou perfeitamente com o clima do livro, trazendo um toque mais maduro para uma história de jovens. Ela traz também essa diferença gritante de épocas, mostrando um pouco do que os homens homossexuais sofriam antigamente, contrapondo com o sofrimento que essa classe sofre hoje.


"Se você é adolescente agora, é improvável que nos tenha conhecido bem. Somos seus tios sombra, seus padrinhos anjos, o melhor amigo da sua mãe ou da sua avó da faculdade, o autor daquele livro que você encontrou na seção gay da biblioteca. Somos os fantasmas da geração mais velha que sobrou."
- pág. 09


No decorrer do livro temos 4 histórias que são contadas paralelamente. A história principal, que interliga todas elas, é a de Harry e Craig, que estão tentando bater o record de beijo mais longo, tendo que ultrapassar 32 horas se beijando (100or!!!). Depois temos Peter e Neil, um casal sem maiores problemas, aparentemente. A história de amor deles é a mais leve, mais fofa e a que você mais consegue se derreter imaginando. Avary e Ryan, o casal mais-do-que-colorido, como eu costumo chamar, se conhecem em uma festa. Sobre eles eu não quero dar muitos detalhes (mesmo sem ser spoiler) porque eu me diverti tanto descobrindo sobre eles, e eu quero que vocês tenham essa mesma sensação. Por último, mas nem de longe o menos importante, temos Cooper, o garoto da internet. Das histórias todas, essa foi a que mais me chamou atenção e se tornou a minha favorita. A trajetória de Cooper é a mais conturbada e me fez sofrer um pouco, confesso.

O livro não segue uma ordem de aparição de personagem, mas segue uma linha cronológica. O livro se passa basicamente nas horas de tentativa da quebra do record, com alguns flashbacks feito pelos nossos incríveis narradores.

Como disse antes, as quatro histórias são interligadas, mas é a narrativa que trás a problemática do livro, que é muito maior do que apenas dois garotos se beijando. Ela mostra o sofrimento, o amor, a luta em que eles tiveram que batalhar arduamente, e que, infelizmente, alguns muitos finais felizes nunca foram concretizados. Seja por conta da AIDS, por falta de apoio da família, por falta de apoio da humanidade, por falta de amor. A profundidade da narrativa te leva a lugares que pelo título você não apostaria que iria.


"Nós acordávamos no meio da noite. Às vezes, havia tubos enfiados em nossas gargantas. Às vezes, estávamos ligados a máquinas que pareciam mais vivas do que nós. [...] E ali estávamos nós, presos nessas horas infinitas e imperdoáveis. Incapazes de dormir. Incapazes de viver. Incapazes de ir embora."
- pag. 133


Sem contar com a escrita DIVA do David Levithan que nunca falha em me encantar. Nunca.

Esse é daqueles livros que eu digo "Não se deixe enganar pelo título, pequeno gafanhoto". Tem muito conteúdo precioso dentro desse bebe, mais do que parece.



Nota: 5 estrelas
Favoritado: SIM 100or.
Recomendado: Sim.

Espero que tenham gostado da minha primeira resenha aqui no blog! Não se esqueçam de comentar aqui o que acharam do livro, caso você já tenha lido!


---

Onde comprar!


Beijos beijos beijos!
Mari.





Leia Também...

Comentários

Comentários
2 Comentários

2 comments:

  1. Que lindo blog :) Seja bem vinda a essa louca blogosfera, haha!
    Eu adoro a escrita do David Levithan e, apesar de amar todos os livros que li dele, dei uma enjoada - vai entender. Porém, sua resenha me deixou com vontade de ler esse livro. Parece bem interessante e, apesar de ter a marca do autor, também parece ser um pouco diferente das outras obras dele!
    Beijos,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Ná!!!!
      Muito obrigada pelas boas vindas, já me senti bem acolhida! hahahahaha
      Eu não digo que enjôo da escrita de um autor, mas eu tenho sempre que ler os livros intercalados, não importa o autor hahahahaha Senão ai cansa mesmo. Mas, sério, leia esse livro, porque é muito bom! <3 Dos livros do David foi o que eu mais gostei de ler. Então dê o tempo pra "desenjoar" e leia esse livro, porque é muito amor!!
      Bjos bjos bjos!

      Delete