[RESENHA] Simon vs. A Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli

Jun 21, 2016

Olá, mundão!

Vim aqui depois de anos (eu sei, não me batam) falar de um dos livros mais amor que eu li nesse ano. Minha leitura número 7 desse ano de 2016. Confesso que eu estou bem feliz com a quantidade de livros que estou lendo. Sim, para alguns podem ser somente 7 livros, mas eu gosto de manter uma meta de um livro por mês, dois no máximo. E como esse ano voltei pra faculdade e tenho dois empregos, estou bem feliz so far.

chega de enrolar e vamos falar do livro Simon vs. A Agenda Homo Sapiens da queridíssima autora Becky Albertalli



Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos. (skoob)

 Esse é o tipo de livro que eu realmente amo ler, é  o tipo de história que me cativa, que me chama atenção e arranca suspiros de mim. O fato de eu ser uma escritora de histórias com temática LGBT tem tudo a ver com isso, com certeza. Então você pode imaginar a coleção de livros que personagens e histórias gays que eu tenho. Sim, um monte.
Mas confesso que, deles todos, o meu coração bateu mais forte por Simon vs. A Agenda Homo Sapiens. E aqui vão os motivos.

Esse livro foi escrito por uma escritora. EscritorA!
Para muitos isso pode não ser tão importante, mas para mim foi. Todos os outros livros que eu tenho foram escritos por homens gays. Mas Becky conseguiu alcançar com maestria uma escrita sobre o mundo gay sem ser parte ativa desse mundo. Ela está inserida nele, claro, por conta de sua profissão de psicóloga, mas é uma visão diferente. Então imagina como eu fiquei sabendo que eu posso sim publicar um livro meu e ele ser considerado bom. Esse livro me deu um up no jeito que eu vejo minha própria escrita. Me deu muita inspiração e força de vontade para continuar.

Escrita leve e descontraída.
Becky é uma escritora incrível que consegue transmitir com palavras simples todo o sentimento que quer passar. O vocabulário jovial dela me deixou muito perto a minha realidade e isso me aproximou muito emocionalmente do livro. Há pessoas que preferem um vocabulário mais rebuscado, palavras difíceis e bonitas, mas eu não, eu me encanto com a emoção que ela passa.

Referências. SANTAS REFERÊNCIAS!
Oh, as referências hahaha Como eu amei vê-las ali, escancaradas e jogadas na minha cara (exagerei, eu sei, mas eu amo). Isso só traz o leitor ainda mais para dentro da história, ainda mais na vida do personagem, porque você se identifica com ele. Eu poderia muito bem ser uma versão feminina de Simon, sério. Ou Leah, gente, eu poderia MUITO ser a Leah. Nós temos muito em comum.
Com as referências a gente percebe coisas que o personagem gosta. E quando os gostos batem, sério... Amazing.

Blue!
E o suspense para saber quem é Blue?! Meu deus, que angustiante! Não tem como largar o livro por um segundo se quer, você apenas quer continuar lendo e continuar lendo para saber quem é o misterioso ser por de trás dos emails que faz nosso Simon morrer de amores.
E só pra deixar bem claro, fiquei MUITO feliz com quem é Blue, mas não era uma das minhas primeiras opções, confesso.

Nem preciso dizer que o livro está mais do que favoritado, né?!

Como deve ser uma pessoa quando os muros dela estão desabando? (pg. 117)

Well, citei poucas coisas, pois estou tão empolgada com esse livro ainda que o medo de soltar algum spoiler é grande. Mas sério, é um livro que vale muito a pena ler. Ele pega você pelo coração, sério. É uma emoção diferente. Pelo menos eu senti diversas emoções diferentes.
E ah, uma dica: leia esse livro escutando Elliott Smith. Foi a trilha sonora perfeita, de verdade!

A relação de Simon com sua família e amigos nessa história é incrível, o jeito que ele lida com as situações ao redor de Blue e de como Martin descobre a coisa toda é incrível. Os personagens são incríveis, mesmo eles não tendo uma profundidade igual a de Simon, é fácil de se apegar a eles. E você se apega, vai por mim.

E ah, claro, Becky vem para a Bienal de São Paulo em Setembro. Outro motivo muito bom para ler agora esse livro e surtar comigo! :D

Espero mesmo que tenham gostado da resenha. Me falem nos comentários o que acharam do livro, por favor! Eu adoraria saber mais sobre a opinião de vocês. Se já leu, cuidado com os spoilers, mas pode me chamar em qualquer uma das minhas redes sociais e ai sim poderemos surtar e surtar!
(as redes sociais estão ali na barra ao lado).


Livro: Simon vs. A Agenda Homo Sapiens 
Autor: Becky Albertalli

Editora: Intrínseca

Nota:

Término: 16/06/2016


- Mari 

Leia Também...

Comentários

Comentários
0 Comentários

No comments:

No comments:

Post a Comment